Ações desenvolvidas pela SEMUS são avaliadas pelo Ministério da Saúde | Prefeitura Municipal de Pirapemas
Ações desenvolvidas pela SEMUS são avaliadas pelo Ministério da Saúde

05 de Outubro de 2017

As ações desenvolvidas em Pirapemas pela secretaria municipal de Saúde foram avaliadas esta semana pelo Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) do Ministério da Saúde. O PMAQ-AB tem como objetivo incentivar os gestores e as equipes a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos do território nacional. Para isso, propõe um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde. Além disso, o programa eleva o repasse de recursos do incentivo federal para os municípios participantes que atingirem melhora no padrão de qualidade no atendimento. Em Pirapemas, foram avaliadas as 7 equipes de Saúde da Família, de Saúde Bucal e um NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), equipe multiprofissional que da suporte as equipes. Os 3 avaliadores que estiveram no município, verificaram as condições de infraestrutura das UBS`s e o processo de trabalho dos profissionais. Os pesquisadores, através de entrevistas com usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), mediram ainda, o grau de satisfação da população com os serviços prestados pela Secretaria Municipal de Saúde. As visitas foram acompanhadas pela secretária de saúde, Gorete Martins e pelos gerentes de atenção básica e de saúde bucal. Os profissionais responsáveis pela avaliação do município, tiveram uma excelente impressão do que observaram e parabenizaram a gestão desenvolvida pela secretária Maria Gorete Martins, que se mostra cada vez mais comprometida e responsável em sempre fazer o melhor pelos pirapemenses. Procurada pelo Pirapemas.com, a secretária disse ter ficado muito feliz com o que ouviu dos pesquisadores e disse esperar outras avaliações do Ministério da Saúde. "Estou satisfeita e na certeza do dever cumprido, espero que venham novas avaliações do MS, a SEMUS estará sempre de portas abertas. Quero aqui também destacar, que esse reconhecimento do nosso trabalho só é possível graças ao apoio que recebemos do nosso prefeito Dr.Iomar Salvador", disse. Gorete Martins falou ainda que durante a estadia dos pesquisadores em Pirapemas, os profissionais do município tiveram oportunidade de apresentarem a eles o excelente trabalho que prestam a população local, tanto na zona rural quanto na sede, disse também, que todos sentiram-se orgulhosos e agradeceram pelo apoio que recebem da SEMUS para desempenharem as suas ações cada vez melhor, pelas boas condições de trabalham oferecidas a eles e claro, pelo pagamento de salários rigorosamente em dias. Por fim, a secretária aproveitou para parabenizar todos os Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias pelo o seu dia que é comemorado hoje (04).

Fonte: pirapemas.com