COVID-19NotíciaSaúde

Prefeitura divulga Plano de Vacinação contra a Covid-19 em Pirapemas

A Prefeitura de Pirapemas divulgou, nesta quarta-feira (20/01), o Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19. Os profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à pandemia serão os primeiros contemplados com a imunização.

Clique no link abaixo para fazer o download do Plano

Por determinação do Prefeito Municipal, Fernando Cutrim, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) instituiu uma Comissão Técnica para adequação dos Planos Nacional e Estadual de Vacinação contra Covid-19 à realidade local de Pirapemas.

A Secretária Municipal de Saúde, Espírito Santo Torres, destacou que o objetivo principal do Plano é a redução da morbimortalidade causada pelo novo coronavírus, bem como a manutenção do funcionamento da força de trabalho dos serviços de saúde e a manutenção do funcionamento dos serviços essenciais do município.

O público-alvo da Campanha Municipal de Vacinação contra a Covid-19 é composto nesta primeira etapa pelos profissionais de saúde, conforme critérios de exposição à infecção e maior risco de agravamento e óbito pela doença.

A vacina utilizada é a Sinovac (Butantan), enviada pelo Ministério da Saúde e repassada pela Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES-MA). Esta vacina tem indicação de duas doses para completar o esquema vacinal, com intervalo de 2 a 4 semanas entre as aplicações.

Em função da pequena quantidade de doses disponibilizada para a primeira etapa da Campanha, o Prefeito de Pirapemas, Fernando Cutrim, determinou a priorização dos profissionais que estão na linha de frente da pandemia. “Todos os profissionais de saúde do município serão contemplados com a imunização contra a Covid-19, porém precisamos aguardar a disponibilização de mais doses nas próximas etapas do Plano Nacional de Vacinação”, declarou Cutrim.

O Plano Municipal tem ainda dados técnicos como especificações e conservação da vacina, esquema de vacinação, estratégias de vacinação dos grupos prioritários e outros, a fim de subsidiar os profissionais que atuarão como vacinadores.

A Secretária Municipal de Saúde, Espírito Santo Torres, ressaltou também que, apesar do início da vacinação, as medidas não farmacológicas de prevenção à transmissão do vírus não devem ser relaxadas, tais como uso de máscara, higienização das mãos com álcool em gel 70%, distanciamento social etc.

Nas próximas etapas da vacinação, serão contemplados os seguintes grupos: os trabalhadores de saúde (não contemplados na primeira etapa), pessoas com 60 anos ou mais, pessoas maiores de 18 anos com deficiência permanente, Forças de Segurança e Salvamento, povos e comunidades tradicionais, grupos com comorbidades, trabalhadores da educação, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano (ônibus e vans), trabalhadores fluviais (passadores) e trabalhadores de transporte ferroviário, conforme a disponibilização das doses pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão. O Prefeito de Pirapemas, Fernando Cutrim, destacou ainda que toda a equipe da SEMUS está preparada para garantir a efetivação do Plano. “Todos estão trabalhando para que o Plano funcione da melhor maneira possível para a população”, garantiu.

#PirapemasContraCoronavírus